quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Projeto de Reelaboração de uma Habitação de Interesse Social



O desafio:

Solucionar os problemas que encontramos durante as visistas ás residencias do Bairo Campo Alegre em Uberlândia, propondo um novo layout com algumas modificações em relação à estrutura, e ao mobiliário, afim de sanar os problemas de acordo com a realidade da família em questão.


Nossa proposta: 
-Ampliar a planta original através de mudanças internas, visto que os proprietários já a modificaram e estão dentro do limite permitido ao nosso projeto.
-Solucionar os problemas expostos através da intervenção nos espaços com mobiliários feitos sob medida que supram as necessidades de armazenamento e até mesmo divisória entre os cômodos.
-Problemas expostos: falta de privacidade; mobiliário inadequado; falta de pontos de estocagem; deficiênia de conforto ambiental e sobreposição de funções desplanejadas.










Com esse projeto resolvemos a questão da falta de privacidade, adequando o mobiliário do quarto das crianças de forma a atender aos três filhos do casal.
As variações oferecidas pelo armário central junto com os módulos do sofá possibilita o rearanjo do ambiente para um maior e mais eficiente uso do espaço.
Buscamos oferecer uma grande quantidade de moveis para estocagem, para favorecer a ordem da casa.



Sala - Cozinha



A sala foi pensada de forma integrada com a cozinha, um armário central organiza o espaço, além de ser armário é mesa, aparador e divisória.
os módulos que acompanham o sofá permite uma maior flexibilidade de uso em diversas atividades.



 








Cozinha - Lavanderia -Banheiro



Essa área que agrega o banheiro a lavanderia e a cozinha, foi pensada de modo a otimizar as paredes hidráulicas, o que promove uma economia de tubulação.
O banheiro possibilita o uso de duas pessoas, uma vez que o lavatório fica do lado de fora, isso se justifica em razão da quantidade de cinco membros na família.


 





Quarto Casal





O quarto do casal foi pensado de forma simplificada, atendendo as funções dormir e armazenar.






Quarto dos Filhos



No quarto das crianças uma cama foi projetada de acordo com as necessidades: serem três camas aproveitando todo espaço possível com armários. Nichos foram colocados quase que por toda extensão do quarto o que pode ser utilizado para exposição de objetos de decoração, livros ou brinquedos. Para o local de estudo uma mesa com cadeira giratória frente a parede, que favorece a concentração durante os estudos. 







 


O projeto de reelaboração de uma habitação de interesse social, está concluído em forma de proposta para a população de baixa renda. Como uma opção mais eficiente, que permita um melhor aproveitamento do espaço com soluções simples e de baixo custo, uma vez que os materiais utilizados foram basicamente o OSB e o compensado
Nossa intenção foi além de promover o bem estar visual e de uso, para buscar formas de assegurar a durabiliade desses móveis uma vez que a troca dos mesmos em lojas do ramo moveleiro se torna muito honerosa.








Nenhum comentário:

Postar um comentário