quarta-feira, 27 de outubro de 2010

A Real Necessidade do Mobiliário Flexível

O déficit habitacional no Brasil é um problema antigo, principalmente entre a população de baixa renda. Programas habitacionais são criados com o objetivo de tentar solucionar ou amenizar esta questão, porém estas moradias se tornam cada vez mais reduzidas, já que se procura construir mais e não melhor. Os móveis populares são vistos como produtos que precisam ser baratos, mesmo que isso comprometa a durabilidade e a estética.

A função da moradia é possibilitar abrigo, conforto e bem-estar ao morador, mas devido à redução do tamanho das habitações esta função pode estar sendo comprometida. O espaço interno reduzido e a falta de móveis adequados comprometem o uso dos espaços e objetos. E, ao se deparar com estes problemas, as pessoas reorganizam os espaços conforme suas necessidades e condições.

Com os espaços residenciais mais reduzidos, existe a necessidade de buscar soluções no design de mobiliário para garantir a melhor utilização destes espaços, com mobiliário mais confortável e baixo custo. A diminuição do espaço, em contraste com o aumento de atividades, requer propostas inovadoras no design de mobiliário. Algumas das propostas desenvolvidas foram os armários e camas embutidos e móveis específicos para computador (VERÍSSIMO, 1999), porém soluções como estas, na maioria das vezes, não são viáveis para a população de baixa renda. 

Infelizmente hoje a prática do design ainda não é considerada pela maioria das indústrias do setor moveleiro, pois o vêem como dispensável. O espaço reduzido destas habitações e a inadequada configuração do mobiliário comprometem o conforto, o bem-estar e a auto-estima, o que por sua vez reflete diretamente na qualidade de vida dos moradores.

Os espaços também estão sendo reduzidos em habitações de classe média, porém, neste caso, há a solução de adequá-los por meio da aquisição de móveis projetados, modulados ou sob medida – e essa solução é inviável economicamente para as camadas mais populares.

Daí surge a necessidade do design e mobiliário flexível para a população de baixa renda, com políticas certas e um planejamento contextualizado com a real necessidade da população de baixo poder aquisitivo, pois o design envolve aspectos como diminuição do uso de materiais, tempo de fabricação e ainda pode incorporar no produto itens como: multifuncionalidade; melhor adequação ao espaço ao qual é destinado; dimensões e formas mais adequadas para suas funções - fatores que beneficiam tanto o usuário como a indústria.

Fonte:

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS INDÚSTRIAS DO MOBILIÁRIO.  Panorama do setor moveleiro. Disponível em: <http://www.abimovel.org.br/download/panorama_junho_2005_v1_1.doc>.
 
CASAREDO imóveis. Lançamento: 2008. Disponível em: http://www.casaredo.com.br/
imóvel.php?imoid=1780>.

COMPANHIA DE HABITAÇÃO DO PARANÁ. Arquivo de notícias. Disponível em:
<http://www.cohapar.pr.gov.br/modules/noticias/articleb.php?storyid=688>.

DEVIDES, M. T. C. Design, projeto e produto: o desenvolvimento de móveis nas in-
dústrias do polo moveleiro de Arapongas. 2006. Dissertação (Mestrado)— FAAC–UNESP, Bauru, 2006.

FAUSTINO, F. G. et al. Design de interiores em habitações populares: estudo de caso em habitações do conjunto mangabeira VII. In: CONGRESSO DE PESQUISA E INOVAÇÃO DA REDE NORTE-NORDESTE DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA, 2006.

FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DO PARANÁ. Últimas notícias. Dis-
ponível em: http://www.fiepr.org.br/News442content43663.shtml.

FINACIADORA DE ESTUDOS E PROJETOS. Relatório setorial final. Disponível em:
<http://www.finep.gov.br/PortalDPP/relatorio_setorial_final/relatorio_setorial_final_impressao.asp?lst_setor=303>

Nenhum comentário:

Postar um comentário